Tipologias de Serviços

  • Plano de Negócio

O que é?

Um plano de negócios é um documento no qual se elabora uma visão a 360º de um produto ou empresa com o derradeiro intuito de clarificar os objetivos do negócio e as estratégias pelas quais o seu criador se propõe a alcançar as metas estabelecidas.

Inclui uma detalhada análise do mercado no qual o negócio se enquadra e detalhadas análises de desempenho económico com recurso a projeções financeiras que determinam a rentabilidade do mesmo.

Trata-se de um documento essencial para a tomada de decisão de um investidor relativamente ao financiamento de um negócio e também para a estrutura interna de uma empresa, especialmente numa fase inicial da mesma onde é necessário estruturar uma estratégia a médio-longo prazo para alcançar os delineados objetivos.

Estrutura

Os traços fundamentais de um plano de negócio são elaborados a partir da análise/definição dos seguintes elementos:

– Sumário executivo
 – Definição de produto/serviço
 – Análise de mercado
 – Planeamento de marketing
 – Estratégia operacional
 – Plano organizacional 
 – Projeções financeiras

Através da definição e do desenvolvimento da ideia de negócio, destacamos as suas características inovadoras e que distinguem o produto/serviço dos restantes no seu mercado. O objetivo deste segmento é atrair o interesse do investidor relativamente à validade da ideia.

 

O projeto segue com a análise de segmentação, definição de público-alvo posicionamento do produto/serviço no mercado para determinar a estratégia competitiva do negócio.

Para complementar os passos anteriores, fornecemos uma estratégia operacional – passo a passo – para auxiliar o empreendedor no desenvolvimento do projeto.

De seguida, e provavelmente a mais importante parte do documento para eventuais investidores, apresentamos análises financeiras baseadas em criteriosas projeções elaboradas com o intuito de estabelecer a rentabilidade do negócio a médio prazo. Trata-se de uma ferramenta essencial não só para convencer um investidor a financiar uma ideia de negócio, mas também para auxiliar o empreendedor a gerir as necessidades financeiras do seu projeto.

Ainda que figure no início do documento, elaboramos um sumário executivo no qual numeramos os elementos-chave do documento para atrair o interesse do cliente. É um elemento executado apenas após a rigorosa análise dos restantes elementos do plano para garantir a sua eficiência como auxílio para a tomade de decisão do cliente.

  • Análise de Desempenho

O que é?

Uma análise de desempenho financeiro é um documento normalmente requisitado por investidores ou pela alta-gestão de uma empresa no qual se estuda a viabilidade de um determinado negócio a curto-médio prazo. 

A elaboração do documento exige um rigoroso estudo da estratégica empresarial, dos dados de contabilidade e de avaliação financeira do referido produto/serviço, tratando-se de um documento absolutamente essencial para um negócio na sua fase inicial para perceber quais as necessidades financeiras do projeto e a eventual evolução económica que se traduzirá eventualmente na rentabilidade e viabilidade do mesmo.

Análises de desempenho são absolutamente necessárias para garantir uma boa relação com bancos e/ou investidores através do destaque dos objetivos e necessidades financeiras do seu negócio.

Estrutura

Os traços fundamentais de uma análise de desempenho são elaborados a partir da análise dos seguintes elementos:

 – Balanço patrimonial
 – Demonstração de resultados
 – Demonstração do fluxo de caixa

Baseando-nos em vários indicadores macroeconómicos – recolhidos em parte durante uma breve análise de mercado no qual o negócio do cliente atua – elaboramos projeções financeiras para o produto/serviço e com o intuito de perceber qual a estabilidade financeira do mesmo num futuro a curto-médio prazo. 

No entanto, os 3 elementos em cima referidos são absolutamente necessários para que a nossa equipa consiga elaborar a viabilidade financeira do negócio com precisão e eficácia. Em casos de negócios em fase inicial (start-ups) que não tenham ainda os referidos elementos ou que não estejam actualizados, será necessário efetuar uma rigorosa análise do mercado referente ao qual o produto/serviço se enquadra para recolher informação quantitativa que será utilizada para construir as projeções. 

  • Plano de Marketing

O que é?

Um plano de marketing é um documento que delinea os contornos de estratégia de uma empresa com o intuito de posicionar eficientemente um dado produto/serviço no mercado e através do posionamento do mesmo, alcançar os objetivos da empresa.

Através de uma rigorosa e criteriosa análise situacional e de oportunidades de mercado, da definição de objetivos e de uma planificação estratégica e operacional de marketing, conseguimos posicionar os negócios dos nossos clientes com sucesso no seu respetivo mercado e chegar, finalmente, ao seu delineado público-alvo.

Trata-se de uma ferramenta absolutamente necessária para a garantia de sucesso de um negócio, ao fornecer diferentes pontos de vista quanto a eventuais mudanças de tendências de mercado e dos respetivos consumidores e do posicionamento da própria empresa num mercado em constante mudança e evolução.

Estrutura

Os traços fundamentais de um plano de marketing são elaborados a partir da definição dos seguintes elementos:

 – Sumário executivo
 – Análise situacional
 – Análise de oportunidades e ameaças no mercado
 – Delineação de objetivos de marketing
 – Estratégia de marketing
 – Plano operacional de marketing
 – Projeções financeiras
 – Processos de monitorização do cumprimento de objetivos

Através da estrutura acima referida, conseguimos desenvolver aos nossos clientes um eficiente documento de planificação de marketing que resulte, por exemplo, na definição de pricing e na entrada de mercado, na personalização de comunicação do produto/serviço para determinados segmentos, para monitorizar o progresso do planeamento e para garantir o retorno financeiro aos investidores.

  • Plano de Comunicação

O que é?

Um plano de comunicação é uma valiosa ferramenta que auxilia um negócio a transmitir uma mensagem clara e consistente ao seu pré-definido público alvo. 

Através de um documento criteriosamente elaborado, delineamos as estratégias de comunicação que dão aos nossos clientes as necessárias seguranças de que os seus negócios são eficientemente promovidos, chegando eficientemente ao seu público-alvo e criando retorno ao investimento.

Com a ajuda de uma análise detalhada ao marketing mix do negócio (4Ps – Preço, Ponto, Promoção e Produto), procedemos com um plano de comunicação assente na estratégica empresarial, na gestão da marca e no foco pelo cliente de maneira a transmitir corretamente a imagem que este deverá ter do produto/serviço.

Estrutura

Os traços fundamentais de um plano de comunicação são elaborados a partir da definição dos seguintes elementos:

– Sumário executivo
 – Análise/definição de cultura empresarial
 – Análise/definição da identidade da marca
 – Análise da experiência do consumidor
 – Ferramentas de comunicação
 – Ferramentas de promoção
 – Ferramentas de integração
 – Processos de monitorização do cumprimento de objetivos

Ao centrar o nosso foco inicial na análise ou definição – em casos de negócios em fase “embrionária” – na estratégia de branding da empresa, garantimos um eficiente planeamento de comunicação do produto/serviço e no aproveitamento cíclico que o retorno financeiro trará ao nível de brand awareness e de posicionamento no mercado.

  • Estudo de Mercado

O que é?

Um estudo de mercado caracteriza-se pela análise da oferta e da procura do mesmo e tem o derradeiro intuito de auxiliar o empreendedor a delinear uma eficiente estratégia de posicionamento de mercado com base no atual panorama, nas atuais tendências e nos atuais negócios que constituem a concorrência.

Para que uma ideia se transforme gradualmente e eficientemente num bem sucedido negócio, é necessário refletir sobre as reais necessidades dos eventuais clientes, procurando sempre satisfazer as mesmas através de uma correta segmentação e definição de um público-alvo onde haja um maior interesse no produto/serviço.

Assim, e junto a um consequente planeamento de marketing, o estudo de mercado representa uma ferramenta essencial de posicionamento de negócio num mercado que é cada vez mais volátil e propenso a mudanças.

Estrutura

Os traços fundamentais de um estudo de mercado são elaborados a partir da análise dos dois seguintes elementos:

– Oferta
 – Procura

Através da análise da oferta, conseguimos perceber a existência ou inexistência de um determinado produto/serviço no mercado e qual a sua relevância no mesmo. Dada a complexidade do mercado e a quantidade de negócios concorrentes a atuar no mesmo, é importante estudar estratégias de saída, entrada ou reposicionamento do negócio.

Com a análise da procura, é possível determinar quem são os grupos de clientes interessados no produto/serviço do cliente e analisar em detalhe as características inerentes desse mesmo grupo. Existem duas macro-categorias de mercado – B2C (Business to Consumer) e B2B (Business to Business) – pelo que é necessário adotar as estratégias necessárias para fazer face à categoria no qual se insere o público-alvo do negócio.